Você já pensou nos impactos causados ao descartar óleo de cozinha em ralos ou pias? Pensando no volume desta poluição é que a prefeitura de Maracajá, em parceria com a empresa Eco Óleo, vai recolher o óleo de cozinha em tonéis espalhados em pontos estratégicos da cidade.
A parceria está possibilitando o trabalho de conscientização e recolhimento de óleo de cozinha junto aos alunos das escolas municipais e estaduais, além da Apae, Creche e Parque Ecológico. Em sete instituições de ensino foram montados "eco-pontos" onde há bombonas para recolhimento do óleo de cozinha. A cada 2 litros que a escola arrecada, a empresa paga R$ 0,70, valor que é revertido para a instituição. Na prefeitura e Centro de Triagem também há local para recolhimento do óleo.
O proprietário da Eco Óleo lembra que um litro de óleo de fritura pode contaminar 20 mil litros de água. "O óleo recolhido é utilizado para fabricar biodiesel e ainda é usado na indústria química", afirma.
A professora Odécia Almeida de Souza, que faz parte do Projeto de Reativação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos de Maracajá lembra que óleo de fritura quando descartado incorretamente na pia acumula no encanamento e retém resíduos, entupindo a rede e o fluxo de água. "Toda a comunidade pode levar o óleo, dentro de garrafas pet para os locais de recolhimento", destaca.
Proprietário da empresa eco óleo de Tubarão-SC, estudantes da 8ª Série da E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho e diretora Danúbia Rocha de Oliveira de Araújo. Maio de 2011.
Fonte: Texto e imagens retirados do site da Prefeitura Municipal. Redação de Itaionara Recco.
Confira mais notícias: http://www.maracaja.sc.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário