Lista de sites interessantes para vc!

Site da Prefeitura Municipal de Maracajá: www.maracaja.sc.gov.br

Site da AD Criciúma e ouça a Rádio 97.7FM: www.adcriciuma.com.br

Site do googlee: www.google.com.br

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alunos vencedores do concurso prefeito e vice-prefeito Mirim visitam prefeitura

      Com o objetivo de trabalhar a problemática do exercício da cidadania com estudantes de 6ª, 7ª e 8ª série das escolas da rede pública municipal de ensino de Maracajá, o professor Lúcio Vânio Moraes, na disciplina de Educação Patrimonial/Ambiental, desenvolveu o projeto intitulado “Exercício da cidadania, memória política e bem estar”. Dentro do projeto foi lançado o 1º Concurso de prefeito e vice-prefeito Mirim, que teve como vencedores Felipe Tomkelsk, da Escola Eulália e Monique Crepaldi Pedroso do Encruzo.
Felipe venceu o concurso após escrever o porquê de querer ser prefeito de Maracajá. “Faria o que o povo quisesse, mas não tudo, só as coisas certas e justas”, escreveu.
Já para Monique, que virou vice-prefeita por um dia, “seria ótimo onhecer os trabalhos e qualidades que se proporciona para a nossa cidade”, escreveu.
Para o prefeito Wagner da Rosa, essa forma de trabalho com os alunos em sala de aula é importante porque possibilita a eles desenvolverem a cidadania, ter a noção de administração municipal, conhecer um pouco das responsabilidades de como administrar uma cidade. “Além disso, esse desafio colocado ao aluno estimula uma série de valores culturais que vai trazer efeitos positivos para o futuro dele, ou seja, ele passa a elaborar projetos e pensar em seu futuro”, afirma o prefeito.
Prefeito Municipal Sr. Wagner da Rosa, Monique Crepaldi Pedroso (8ª Série), professor Lúcio Vânio Moraes e Felipe Tomkelsk (6ª Série) no gabinete da prefeitura em Maracajá. 23/11/2011.

Prefeito Municipal Sr. Wagner da Rosa, Monique Crepaldi Pedroso e Felipe Tomkelsk no gabinete da prefeitura em Maracajá. 23/11/2011.

    O Diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes, Denner Lucas Casagrande, diz que essa experiência para a vida do aluno será de grande aprendizagem e incentivo ao exercício da cidadania. “Essa participação dos alunos é algo que eles não esquecerão, porque leva-os a se colocar em situações que instiga buscá-los melhorias para a cidade. Da mesma forma esse tipo de ação em sala de aula cria expectativas nos alunos, desenvolvendo assim alguns valores fundamentais na vida humana”, reforça Denner.
Diretor de Educação, Cultura e Esportes professor Denner Lucas Casagrande, Monique Crepaldi Pedroso e Felipe Tomkelsk na sala do departamento de Educação em Maracajá. 23/11/2011.


domingo, 16 de outubro de 2011

Projeto de Pesquisa da Disciplina de Educação Patrimonial e Ambiental elaborado pelo professor Lúcio Vânio Moraes instiga estudantes a conhecerem as Casas de Turma


Casas de Turma- Garajuva (outubro 2011)

Instigados à problemática da preservação dos patrimônios materiais e imateriais do município de Maracajá, os estudantes de 7ª e 8ª séries da Escola de Educação Básica Municipal Encruzo do Barro Vermelho visitaram as Casas de Turma na comunidade de Garajuva para realização de pesquisas e registros. O desejo em conhecer as casas surgiu na disciplina de Educação Patrimonial e Ambiental ministrado pelo historiador Lúcio Vânio Moraes que desenvolveu um projeto intitulado “Patrimônios e preservação da memória de Maracajá” cujo objetivo foi discutir os patrimônios materiais existentes no município. Para o professor, que teve a Ferrovia Dona Tereza Cristina como tema em seu Trabalho de Conclusão de Curso em História (TCC) diz que “uma das materialidades significativas que integra os patrimônios em Maracajá, destacam-se as Casas de Turma por sua originalidade e valorização da memória dos ferroviários, trabalhadores que deixaram suas contribuições para o crescimento econômico do município. Além disso, estas construções são as mais antigas na cidade, pois, foram construídas por volta de 1947 e 1948”.
As materialidades são consideradas como suportes de evocação da memória, e, segundo Lúcio Vânio Moraes “o motivo de levar os estudantes a conhecer as casas é a questão da preservação, para que os mesmos entendam a importância em valorizar o que é considerado “velho e/ou antigo”. Como também uma forma de mobilização da comunidade em reconhecer as Casas de Turma como patrimônio e ícone histórico de Maracajá. Isso fortalecerá cada vez mais o projeto que o prefeito Wagner da Rosa tem elaborado que é o de adquirir estas casas da Rede Ferroviária Dona Tereza Cristina para a partir daí, trabalhar no processo de restauração dessas casas e ser mais um ponto turístico na cidade”.
Além das visitas nas Casas de Turma, os estudantes puderam conhecer o local onde se situava a caixa d’ água em Garajuva e no centro da cidade, como também a estação ferroviária, casa do feitor e algumas residências que foram construídas no período da ferrovia Tereza Cristina. “As materialidades no município de Maracajá se apresenta para os cidadãos como um texto para ser lido. As ruas, as residências, o espaço geográfico são letras que nos permite trazer à memória experiências de diversas pessoas que construíram uma parte da história da ferrovia em Maracajá”, finaliza professor Lúcio Vânio Moraes.
Nas palavras do Diretor de Educação, Cultura e Esportes do município, professor Denner Lucas Casagrande, “este trabalho é primordial para refletir com os estudantes a valorização patrimonial do nosso município e também uma forma de estimulá-los a preservar os bens culturais atuais, como os patrimônios públicos. Ou seja, eles estão sendo instruídos automaticamente a cuidar das salas de aula, da escola, da sua casa e de outros patrimônios. O projeto do professor Lúcio Vânio não somente discute a problemática “preservação e memória”, mas, alerta para muitas questões da atualidade”. 





Estudantes da 8ª Série fazendo registros das Casas de Turma



Professor Lúcio Vânio Moraes dando aula sobre as Casas de Turma



Postagem por Lúcio Vânio Moraes.

domingo, 2 de outubro de 2011

Pesquisas na disciplina de Ensino Religioso representa gráficos do número de estudantes que frequentam as diversas instituições religiosas em Maracajá (Setembro e outubro de 2011)

Estado de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de Maracajá
Departamento de Educação, Cultura e Esportes
Escola de Educação Básica Municipal Encruzo do Barro Vermelho 
PESQUISA DO NÚMERO DE ESTUDANTES DA 6ª SÉRIE QUE FREQUENTAM AS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS NO MUNICÍPIO DE MARACAJÁ 
Disciplina: Ensino Religioso  
Professor: Lúcio Vânio Moraes.
·        Número de instituições religiosas em Maracajá: 14
·        Número de estudantes da 6ª Série: 14
·        Data: 29/09/2011.


PESQUISA DO NÚMERO DE ESTUDANTES DA 8ª SÉRIE QUE FREQUENTAM AS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS NO MUNICÍPIO DE MARACAJÁ 
Disciplina: Ensino Religioso  
Professor: Lúcio Vânio Moraes.
·        Número de instituições religiosas em Maracajá: 14
·        Número de estudantes da 8ª Série: 10
·        Data: 23/09/2011.



sábado, 27 de agosto de 2011

Projeto do Professor Lúcio Vânio Moraes estimula 1º Concurso de Prefeito (a) e Vice-prefeito (a) mirim no município de Maracajá

Com o propósito em trabalhar a problemática do exercício da cidadania com estudantes de 6ª, 7ª e 8ª série das escolas da rede pública municipal de ensino em Maracajá, o professor Lúcio Vânio Moraes na disciplina de Educação Patrimonial/Ambiental desenvolveu um projeto intitulado “Exercício da cidadania, memória política e bem estar” o qual brotaram muitas ações significativas. Apoiado pelo prefeito municipal Wagner da Rosa, pelo diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes professor Denner Lucas Casagrande e pela direção das escolas, o professor propõem o 1º Concurso de Prefeito e vice-prefeito mirim nas escolas da rede pública municipal em Maracajá. Sobre a forma que irá acontecer o concurso, o professor Lúcio Vânio Moraes coloca que “todos os estudantes de 6ª, 7ª e 8ª séries participarão desse concurso. Das três escolas da rede municipal, serão selecionados dois (2) estudantes; (1) um (a) para prefeito (a) e (1) um (a) para vice-prefeito (a) mirim. Esses estudantes selecionados passarão um dia acompanhando os trabalhos do prefeito e do vice-prefeito na prefeitura. Conhecerão os departamentos e outros espaços públicos do município”.

Em entrevista com o professor Lúcio Vânio Moraes, Wagner da Rosa expressou que “essa forma de trabalho com os alunos em sala de aula é importante porque possibilita eles desenvolverem a cidadania, ter a noção de administração municipal, conhecer um pouco das responsabilidades de como administrar uma cidade. Além disso, esse desafio colocado ao aluno estimula uma série de valores culturais que vai trazer efeitos positivos para o futuro dele, ou seja, ele passa a elaborar projetos e pensar em seu futuro.”
Prefeito Municipal Sr. Wagner da Rosa (E) e professor Lúcio Vânio Moraes debatendo o Projeto Cidadania. 22/8/2011.
Fonte: Arquivo particular de Lúcio Vânio Moraes.


O processo de seleção será da seguinte forma: cada estudante deverá escrever um pequeno texto entre cinco a dez linhas em sala de aula de acordo com a pergunta: Por que eu quero ser prefeito? Após, o professor da disciplina, diretor da escola, técnico pedagógico e diretor do Departamento farão leituras dos textos para escolher aquele que foi mais criativo. Esta equipe não saberá quem será o autor do texto, pois, na folha terá apenas a série e o nome da escola para organização do concurso.

O Diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes professor Denner Lucas Casagrande também deu entrevista ao professor e colocou que essa experiência para a “vida do aluno será de grande aprendizagem e incentivo ao exercício da cidadania. Isso não é somente para os dois alunos que forem selecionados, porém, a todos. Essa participação dos alunos é algo que eles não esquecerão, porque leva-os a se colocar em situações que instiga buscá-los melhorias para a cidade com criticidade. Da mesma forma esse tipo de ação em sala de aula cria expectativas nos alunos, desenvolvendo assim alguns valores fundamentais na vida humana”.      

O 1º Concurso teve início em 21 de agosto e finalizará em 12 de setembro. O resultado oficial será em 03 de outubro de 2011. Após, os pais dos estudantes selecionados serão informados para maiores informações do processo final do concurso, finaliza o professor Lúcio Vânio Moraes.  

Este texto e foto é autoria do professor Lúcio Vânio Moraes.     

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto do professor Lúcio Vânio Moraes propõem 1º Concurso de Prefeito (a) e Vice-prefeito (a) Mirim nas escolas da rede pública municipal em Maracajá



PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACAJÁ-SC
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

1º Concurso de Prefeito (a) e Vice-prefeito (a) Mirim nas

 escolas da rede pública municipal em Maracajá

Com o propósito em trabalhar a problemática do exercício da cidadania com estudantes de 6ª, 7ª e 8ª série das escolas da rede pública municipal de ensino em Maracajá, o professor Lúcio Vânio Moraes na disciplina de Educação Patrimonial/Ambiental desenvolveu um projeto intitulado “Exercício da cidadania, memória política e bem estar” o qual brotaram muitas ações significativas. Apoiado pelo prefeito municipal Wagner da Rosa, pelo diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes professor Denner Lucas Casagrande e pela direção das escolas, o professor propõem o 1º Concurso de Prefeito e vice-prefeito mirim nas escolas da rede pública municipal em Maracajá.

Como funcionará?

Todos os estudantes de 6ª, 7ª e 8ª séries participarão desse concurso. Das três escolas da rede municipal, serão selecionados dois (2) estudantes; (1) um (a) para prefeito (a) e (1) um (a) para vice-prefeito (a) mirim. Esses estudantes selecionados passarão um dia acompanhando os trabalhos do prefeito e do vice-prefeito na prefeitura. Conhecerão os departamentos e outros espaços públicos do município.

Processo de Seleção.

O processo de seleção será da seguinte forma: cada estudante deverá escrever um pequeno texto entre cinco a dez linhas em sala de aula de acordo com a pergunta: Por que eu quero ser prefeito? Após, o professor da disciplina, diretor da escola, técnico pedagógico e diretor do Departamento farão leituras dos textos para escolher aquele que foi mais criativo. Esta equipe não saberá quem será o autor do texto, pois, na folha terá apenas a série e o nome da escola para organização do concurso.

Cronograma de Realização

O 1º Concurso teve início em 21 de agosto e finalizará em 12 de setembro. O resultado oficial será em 03 de outubro de 2011. Após, os pais dos estudantes selecionados serão informados para maiores informações do processo final do concurso.

Alguns informes

O Departamento de Educação se responsabilizará em pegar o (a) estudante na escola em que estuda no início da aula e deixará no mesmo estabelecimento de ensino antes do término das aulas, para que possa pegar o ônibus de retorno para casa. O professor Lúcio Vânio Moraes acompanhará o (a) estudante na ida até a prefeitura e também no retorno. Os pais poderão acompanhar o estudante até a prefeitura.
Não haverá premiações. O almoço e café será por conta da Prefeitura Municipal.       
       
Diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes de Maracajá professor Denner Lucas Casagrande e professor da Disciplina de Educação Patrimonial Lúcio Vânio Moraes.
            

segunda-feira, 20 de junho de 2011

OS TIPOS DE LIXOS

Nós alunos da sétima série, apresentamos uma palestra, sobre os tipos de lixo REJEITO,RECICLÁVEL E ORGÂNICO.
  As lixeiras, colocadas na sala de aula,no dia 09/06/2011 na Escola de Educação Básica Municipal Encruzo do Barro Vermelho, foram muito importantes para a concientização dos alunos da 7ª série.
  Um dos exemplos de lixos orgânicos são restos de frutas colocados em composteiras que irão ser transformadas em adubo, que serão usados na horta da escola,isso propõe uma alimentação mais saudavél, para os alunos desta unidade escolar.
  Os lixos recicláveis são: papéis em bom estado, cone de rolo de linha, garrafas pet, metais, vidros entre outros, esses materiais são usados para fazer novos objetos para uso das pessoas e ajudam assim a não poluir o meio ambiente.
   Os lixos considerados rejeitos são: lápis usados e pontas de lápis, papel higiênico, fraldas descartáveis entre outros.

Autor: Éder Resende Costa

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Atividades desenvolvidas na Disciplina de Educação Patrimonial e Ambiental na E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho (Maio, junho e julho)

ATIVIDADES DA 6 ª SÉRIE

Em breve estaremos publicando muitas mensagens ambientais e imagens produzidas por nossos estudantes.

ATIVIDADES DA 7ª SÉRIE


O uso correto das lixeiras.
No dia 9 de junho de 2011 nós estudantes da 7ª série,  fomos nas salas de aula da nossa escola e explicamos sobre as novas lixeiras que foram entregues pela equipe do Projeto de Reativação da Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos. Explicamos como se deve fazer a seleção dos lixos;  Eu (Larissa de Souza Henrique), a Joice e o Natã falamos sobre o lixo Reciclável, como o papel, plástico, vidros e outros. O Natã falou que não se deve brincar com as lixeiras, a Tatiana falou sobre o orgânico, o Alisson explicou sobre as embalagens de agrotóxicos e o Éder falou sobre o rejeito. Essa aula com o professor Lúcio Vânio foi muito boa porque ao mesmo tempo que ensinávamos os demais colegas da escola aprendíamos cada vez mais, ou seja,  não somente ensinamos, como também aprendemos.  
“Lixo separado, nosso município bem cuidado”.

Estudante:  Larissa De Souza Henrique, 7ª Série.

ATIVIDADES DA 8ª SÉRIE

Tema:

Coleta do óleo de cozinha e procedimentos necessários. (Junho 2011)

Professor Lúcio Vânio Moraes realizando aula prática sobre os procedimentos da coleta do óleo de cozinha para estudantes da 8ª Série.


De forma simples, professor Lúcio Vânio explica que para o processo de coleta do óleo é necessário de apenas garrafa PET, peneira e funil. Na foto Lúcio coloca o óleo já peneirado na garrafa PET.  

Estudante Mateus é ajudante na aula prática de Educação Patrimonial/Ambiental.  

Em breve estaremos publicando muitas mensagens ambientais e imagens produzidas por nossos estudantes.

Forte abraço,
Professor Lúcio Vânio Moraes/Disciplina Educação Patrimonial e Ambiental.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Estudantes participam da Blitz Ecológica em Comemoração a Semana do Meio Ambiente

       No primeiro dia em Comemoração a Semana do Meio Ambiente, dia 10 de junho de 2011, estudantes das  três escolas da rede pública municipal participaram da blitz ecológica na entrega de panfletos e adesivos sobre a Reativação da Coleta de Resíduos Sólidos e sobre a Coleta do Óleo de Cozinha. Na disciplina de Educação Patrimonial e Ambiental o professor Lúcio Vânio Moraes trabalhou e instruiu os estudantes das Escola E.B.M. Eulália Oliveira de Bem e da E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho a não somente entregar os panfletos mas também trazer outras informações de preservação do meio ambiente.



Estudantes da 8ª Série e professor Lúcio Vânio Moraes (Disciplina Educação Patrimonial/Ambiental) da E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho na distribuição de panfletos e adesivos.



Estudantes da 8ª Série, Técnica Pedagógica Flávia Mazon, Secretária Vanessa de Fáveri da E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho na distribuição de panfletos e adesivos.


Estudantes da 8ª Série da E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho na distribuição de panfletos e adesivos.



Blitz ecológica contou com a participação de estudantes das três escolas da rede pública municipal de Maracajá.


Em breve mais informações e imagens nesse blog.

Fotos e textos postados por Lúcio Vânio Moraes.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Professor Lúcio Vânio Moraes na Disciplina de Educação Patrimonial/Ambiental ensina sobre o uso correto das lixeiras ambientais com estudantes da 6ª Série da E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho


Estudantes da 6ª Série após aula sobre a coleta seletiva dos resíduos sólidos em aula de Educação Patrimonial e Ambiental.



Professor Lúcio Vânio Moraes ensinou que a lixeira de cor vermelha serve para colocar lixos Rejeito.



A lixeira RECICLAGEM recebe todo o lixo que será aproveitado como papéis, plásticos, metais e vidros.



Professor Lúcio Vânio Moraes também explicou como conteúdo que o lixo Orgânico pode virar adubo. São os restos de alimentos, cascas e outros.

Equipe do Projeto de Reativação da Coleta de Resíduos Sólidos entregaram lixeiras ambientais nas escolas da rede pública municipal dia 09 de junho de 2011

       A Escola E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho- Maracajá-SC recebeu no dia 09 de junho de 2011 lixeiras ambientais para as salas de aulas, cozinha, pátio e sala dos professores.
     Estas ações são atividades que estão sendo desenvolvidas pela comemoração da Semana do Meio Ambiente na cidade de Maracajá. A distribuição das lixeiras fazem parte das ações do Projeto de Reativação da Coleta de Resíduos Sólidos na cidade. 
     

Diretora da Escola Professora Danúbia, Andreza S. Rocha, Diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes Professor Denner Lucas Casagrande e Professor Lúcio Vânio Moraes (Leciona Disciplina Educação Patrimonial/Ambiental).


Diretora da Escola Professora Danúbia, Andreza S. Rocha, Diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes Professor Denner Lucas Casagrande e Assessora de Imprensa da Prefeitura de Maracajá Itaionara Recco (Jornalista). 



Texto e imagens postado pelo Professor Lúcio Vânio Moraes em 09 de junho de 2011.
     

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estudantes do 2º, 3º, 4º Anos, 6ª, 7ª e 8ª Séries visitaram a Exposição no Centro Histórico Avetti Paladini Zilli- Maracajá

Nos dias 26 e 27 de maio de 2011 os estudantes do 2º, 3º e 4º  Anos e 6ª, 7ª e 8ª  séries participaram da Exposição no Centro Histórico Avetti Paladini Zilli em Maracajá, com o tema: "Paisagens e Memória de Maracajá: O Olhar cotidiano dos estudantes".

Em breve imagens.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cesta do Dia das Mães.

O ganhador da Cesta do Dia das Mães foi o aluno Gabriel da Silveira Costa. Parabéns!

Dia das Mães!

SER MÃE
Letícia Thompson

Ser mãe dói.
Dói quando o filho nasce e ela se pergunta como vai saber educar.
Dói quando, tendo o futuro todo pela frente, ela se sente perdida, como se o mundo não tivesse continuação.
Dói quando filho chora de noite e ela não sabe bem como acalmá-lo.
Ela aprende, então, a interpretar cada choro pra entender seu bebê.
Ser mãe dói quando filho fica doente e ela quer trocar de lugar com ele e não pode.
Dói quando ela não sabe o que fazer.
Ser mãe dói quando filho não quer começar a escola e ela precisa fazer um esforço sobrenatural para não chorar e deixá-lo começar a vida de gente grande.
Ela chora escondida depois.
Mas dói também, quando, deixando o filho na escola, ele dá um sorriso e diz adeus.
Dói sentir que ele desprega-se, se solta, torna-se independente.
Como dói!!!
Ser mãe dói quando filho tem problemas na escola e ela precisa ouvir com naturalidade as queixas.
Dói a adolescência, as questões existenciais.
Deve doer demais ver um filho indo para a guerra.
Deve doer imensamente ver filho seguindo caminhos diferentes dos que julgamos corretos.
Mãe que vê filho sofrendo, sofre dobrado.
Ser mãe é uma missão que dói a vida inteira.
Ser mãe é ter a dádiva do dar. Ela planta e sabe que não é pra ela.
Jesus também teve mãe. E deve ter doído nela mais que em qualquer outra mulher do mundo.
Uma mãe é uma ponte entre os céus e a terra.
É o ser escolhido por Deus, certamente o mais bendito de toda a criação, para que a terra se encha e se multiplique.
Ser mãe dói sim.
Mas engrandece também.
A medida da dor é também a medida da alegria de ver filho feliz.
A maternidade é a coroa de toda mulher. De espinhos... mas de flores também!
Benditas sejam todas as mães do mundo!!!

FELIZ DIA DAS MÃES!
E.E.B.M. ENCRUZO DO BARRO VERMELHO

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Professores recebem lembranças em comemoração ao dia da Páscoa

A Direção da E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho presenteou os professores e funcionários com uma lembrança em comemoração ao dia da Páscoa. Este presente foi confeccionado pela equipe da direção da escola: Danúbia, Flávia e Vanessa, sendo produzido com a utilização de materiais recicláveis.


Resultado de todas as modalidades do I JEMM até dia 05 de maio de 2011.

Em comemoração aos 44 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade de Maracajá, está ocorrendo nas dependências do Centro Esportivo Antônio da Rocha desde o dia 04 de maio de 2011 o I JEMM (Jogos Escolares do Município de Maracajá) entre as escolas da rede pública municipal e estadual.


RESULTADO DE TODOS OS JOGOS EM TODAS AS MODALIDADES ATÉ O DIA 05 DE MAIO DE 2011.

MODALIDADE BASQUETE MASCULINO

Escolas Participantes

E.E.B. Manoel Gomes Baltazar
E.E.B.M. Eulália Oliveira de Bem
E.E.B.M. 12 de Maio
E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho 


Campeão: E.E.B. Manoel Gomes Baltazar. 
Vice- Campeã: E.E.B.M. 12 de Maio.

MODALIDADE BASQUETE FEMININO

Escolas participantes.

E.E.B. Manoel Gomes Baltazar
E.E.B.M. 12 de Maio

Campeão: E.E.B.M. 12 de Maio 
Vice- Campeã: E.E.B.Manoel Gomes Baltazar

MODALIDADE HANDEBOL FEMININO

Escolas Participantes

E.E.B. Manoel Gomes Baltazar
E.E.B.M. 12 de Maio
E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho 

Campeão: E.E.B.M. 12 de Maio 
Vice- Campeã: E.E.B.Manoel Gomes Baltazar


MODALIDADE HANDEBOL MASCULINO

Escolas Participantes

E.E.B. Manoel Gomes Baltazar
E.E.B.M. 12 de Maio
E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho 

Campeão: E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho 
Vice- Campeã: E.E.B.Manoel Gomes Baltazar


MODALIDADE ATLETISMO

Escolas Participantes

E.E.B. Manoel Gomes Baltazar
E.E.B.M. 12 de Maio
E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho 

ARREMESSO DE PESO MASCULINO

Campeão: E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho (Éverson Fortunato da Rosa, 6 série).
Vice- Campeão: Confirmar.

MODALIDADE ATLETISMO

Escolas Participantes

E.E.B. Manoel Gomes Baltazar
E.E.B.M. 12 de Maio
E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho 

ARREMESSO DE PESO FEMININO

Campeão: Confirmar.
Vice- Campeão: Confirmar.

MODALIDADE ATLETISMO

Escolas Participantes

E.E.B. Manoel Gomes Baltazar
E.E.B.M. 12 de Maio
E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho 

SALTO EM DISTÂNCIA MASCULINO

Campeão: Confirmar.
Vice- Campeão: E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho (Estudante Gabriel Piovezam, 7 série).

SALTO EM DISTÂNCIA FEMININO

Campeão: Confirmar.
Vice- Campeão: Confirmar.



Maracajá instala "eco-pontos" para coleta de óleo de cozinha



Você já pensou nos impactos causados ao descartar óleo de cozinha em ralos ou pias? Pensando no volume desta poluição é que a prefeitura de Maracajá, em parceria com a empresa Eco Óleo, vai recolher o óleo de cozinha em tonéis espalhados em pontos estratégicos da cidade.
A parceria está possibilitando o trabalho de conscientização e recolhimento de óleo de cozinha junto aos alunos das escolas municipais e estaduais, além da Apae, Creche e Parque Ecológico. Em sete instituições de ensino foram montados "eco-pontos" onde há bombonas para recolhimento do óleo de cozinha. A cada 2 litros que a escola arrecada, a empresa paga R$ 0,70, valor que é revertido para a instituição. Na prefeitura e Centro de Triagem também há local para recolhimento do óleo.
O proprietário da Eco Óleo lembra que um litro de óleo de fritura pode contaminar 20 mil litros de água. "O óleo recolhido é utilizado para fabricar biodiesel e ainda é usado na indústria química", afirma.
A professora Odécia Almeida de Souza, que faz parte do Projeto de Reativação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos de Maracajá lembra que óleo de fritura quando descartado incorretamente na pia acumula no encanamento e retém resíduos, entupindo a rede e o fluxo de água. "Toda a comunidade pode levar o óleo, dentro de garrafas pet para os locais de recolhimento", destaca.

Proprietário da empresa eco óleo de Tubarão-SC, estudantes da 8ª Série da E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho e diretora Danúbia Rocha de Oliveira de Araújo. Maio de 2011.  

Fonte: Texto e imagens retirados do site da Prefeitura Municipal. Redação de Itaionara Recco.
Confira mais notícias: http://www.maracaja.sc.gov.br